segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Pesquisa ontem e hoje: Para refletir.


Como os computadores e internet ajudaram ao aluno na forma em que buscam conhecimento? Quais os impactos causados? Quais potencializações e entraves que esse tipo de pesquisa apresenta?
           Para responder a essas perguntas e criar um pequeno relato para reflexão, procurei as professoras responsáveis pela sala de leitura na escola. Depois de um tempinho de conversa conclui que a pesquisa, em livros, como antigameeeente vem diminuindo gradativamente com o passar dos tempos. Creio que pela grande facilidade em informações que a Internet proporciona e pela rapidez nas informações (mesmo contando às vezes com “banda lerda”).
           Porém, a mudança foi vem mais acentuada nos recursos do que na forma mesmo de registro. Em minha experiência em laboratório percebo que os alunos nunca fazem um trabalho com antecedência de uma semana. Sempre procuram o laboratório nas últimas horas, o que dificulta a qualidade do processo. Assim como nos livros, os alunos buscam pequenos trechos sem considerar um contexto. Momentos, poucos até, em que vejo realmente uma busca de informações mais próxima do ideal é quando os alunos acessam informações sobre seu time, cantor/ator preferido. Nesse instante percebo um entra e saí de janelas, seguidas de um resumo em comentários com amigos (as).
           Feiras de ciências, criação de blogs e páginas na Internet, publicação de livros de poesias, repentes, todas são situações que representam uma verdadeira mudança na forma de pesquisa, e não falo de recurso, falo de metodologia. Reflitamos!!!

Por Fabiano Araujo

http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/07/10/949121/10-ferramentas-especiais-pesquisar-livros-e-artigos.html
http://webuteis.blogspot.com.br/

4 comentários: