Como os
computadores e internet ajudaram ao aluno na forma em que buscam
conhecimento? Quais os impactos causados? Quais potencializações e
entraves que esse tipo de pesquisa apresenta?
Para
responder a essas perguntas e criar um pequeno relato para reflexão,
procurei as professoras responsáveis pela sala de leitura na escola.
Depois de um tempinho de conversa conclui que a pesquisa, em livros,
como antigameeeente vem diminuindo gradativamente com o passar
dos tempos. Creio que pela grande facilidade em informações que a
Internet proporciona e pela rapidez nas informações (mesmo
contando às vezes com “banda lerda”).
Porém,
a mudança foi vem mais acentuada nos recursos do que na forma mesmo
de registro. Em minha experiência em laboratório percebo que os
alunos nunca fazem um trabalho com antecedência de uma semana.
Sempre procuram o laboratório nas últimas horas, o que dificulta a
qualidade do processo. Assim como nos livros, os alunos buscam
pequenos trechos sem considerar um contexto. Momentos, poucos até,
em que vejo realmente uma busca de informações mais próxima do
ideal é quando os alunos acessam informações sobre seu time,
cantor/ator preferido. Nesse instante percebo um entra e saí de
janelas, seguidas de um resumo em comentários com amigos (as).
Feiras de ciências, criação de blogs e páginas na Internet, publicação de livros de poesias, repentes, todas são situações que representam uma verdadeira mudança na forma de pesquisa, e não falo de recurso, falo de metodologia. Reflitamos!!!
Por Fabiano Araujo
http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/07/10/949121/10-ferramentas-especiais-pesquisar-livros-e-artigos.html
http://webuteis.blogspot.com.br/
Boa Reflexão!
ResponderExcluirFabiano, não vi aqui no seu blog a postagem referente à atividade 1.3.
ResponderExcluiressa é a atividade 1.3
ExcluirSeria interessante para este Curso um blog pessoal.
ResponderExcluir