A matemática ocupa lugar de destaque na vida escolar dos alunos, desde as séries iniciais do ensino fundamental. Seja pela misticidade do mundo dos números, ou das formas geométricas, a Matemática se destaca por possuir uma linguagem própria, que a torna uma disciplina “diferente” quando comparada a outras. Contudo, seu ensino nas escolas não se dá de forma satisfatória, deixando muito a desejar. Além de existir uma notória lacuna entre a Matemática escolar e a praticada no dia-a-dia, o aluno se depara com uma sequência de conteúdos que exigem uma “base” no que se refere as quatro operações.
Infelizmente nos deparamos com alunos do ensino médio que, até então, são numericamente analfabetizados, apresentando dificuldades com cálculos e operações. Esse fato tem dificultado a aprendizagem em outras disciplinas, visto que a matemática tem características muito próprias, sendo utilizada em praticamente todas as áreas do conhecimento cientifico e, principalmente, no cotidiano da sociedade.
Tendo em vista a minimização dessa problemática nas séries iniciais; o decaimento apresentado na disciplina entre alunos na transição entre o 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio; e também, a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB de nossa escola, surgiu a necessidade de se trabalhar esse projeto com todo o corpo discente.
Pensando nisso o Laboratório de Informática Educativa – LIE da EEFM Profª Marieta Santos, por meio da coordenação dos professores Fabiano Araujo e Hálisson Douglas, elaborou e executou o projeto “Batalha dos Números”.
Tendo em vista a minimização dessa problemática nas séries iniciais; o decaimento apresentado na disciplina entre alunos na transição entre o 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio; e também, a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB de nossa escola, surgiu a necessidade de se trabalhar esse projeto com todo o corpo discente.
Pensando nisso o Laboratório de Informática Educativa – LIE da EEFM Profª Marieta Santos, por meio da coordenação dos professores Fabiano Araujo e Hálisson Douglas, elaborou e executou o projeto “Batalha dos Números”.
O projeto tratava-se de uma competição sadia entre os alunos, envolvendo as quatro operações. Para isso utilizou-se na 1ª etapa, o software TuxMath, disponível no S. O. Linux Educacional 2.0.
TuxMath é um jogo educativo que vai ensinar matemática de uma forma mais criativa e divertida. O jogo é uma espécie de SpacInvaders, onde os meteoros são acompanhados por operações matemáticas e para destruí-los você terá que resolver os problemas. O personagem principal do jogo é o famoso Pingüim Tux, que vai destruir todos os meteoros com sua arma de raios laser, ativada pelas soluções matemáticas.
Já a segunda etapa consistiu em um jogo de tabuleiro no qual foram atribuídas atividades que variavam entre problemas matemáticos e questões envolvendo lógica.
Já a segunda etapa consistiu em um jogo de tabuleiro no qual foram atribuídas atividades que variavam entre problemas matemáticos e questões envolvendo lógica.
Esse projeto tinha como objetivo principal: Desenvolver o prazer pelo estudo e exercitar o raciocínio lógico-matemático, além de aprimorar os conhecimentos sobre matemática
Por Fabiano Araujo
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