quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Projeto: O que eu vou ser agora que cresci (2009)



Duração: 5 aulas (50 minutos)
Público alvo: Alunos da 3ª série do E. M.
Professores Idealizadores: Fabiano Araujo e Hállisson Douglas.

Justificativa

Quando criança, sabemos ao certo o que queremos ser quando crescer: bailarina, jogador de futebol, médico, professor, advogado, pop star. Embora essas opções pareçam ser definitivas, o amadurecimento nos faz perceber que as fantasias da infância não nos levariam a lugar algum. Isso porque não associávamos a profissão como o todo, destacava apenas o positivo. O certo é que a pergunta “o que vou ser quando crescer” tem que ser respondida agora. E o que temos observado é que a nossa juventude está cada vez mais confusa quanto a profissão/área a se seguir. Pensando nessa problemática e também se preocupando com a qualidade dos profissionais vindouros, foi pensado nesse projeto o qual consiste em mostrar a realidade de cada profissão/área destacada pelos alunos.

Objetivos de aprendizagem
  • Conscientizar-se para a importância da escolha da profissão a se seguir;
  • Conhecer as principais profissões e suas áreas de atuação;
  • Acordar para a realidade e expectativas de mercado;
  • Saber o que é hipertexto e como associá-lo ao conteúdo.
Etapas das atividades

  • Apresentação do projeto;
  • Realização de um teste Vocacional;
  • Definição do que é Hipertexto e como navegá-lo;
  • Divisão da turma em grupos os quais apresentem a mesma afinidade quanto a um conteúdo (Áreas da saúde, humanas e exatas);
  • Realização de pesquisas na Internet;
  • Criação do hiperportifólio e arquivamento de seus documentos;
  • Criação de hipertextos pelos grupos;
  • Apresentação dos três melhores hipertextos, um de cada área, criados pelos alunos;
  • Escolha do melhor trabalho para postagem no blog da escola.
Recursos Necessários
Multimídia
  • Laboratório de Informática (Computador e Internet)
  • Competências e conhecimentos prévios
  • Saber utilizar editores de texto e suas ferramentas (Criar, salvar e buscar documentos); e
  • Ter conhecimentos básicos de navegação.
Vídeos youtube
  1. http://www.youtube.com/watch?v=LbYgFi_lbic
  2. http://www.youtube.com/watch?v=G97R2zWfIGU
  3. http://www.youtube.com/watch?v=LJv8li7lDHk
Avaliação

Participação e desempenho efetivos na realização dos trabalhos; e Através de uma conversa informal sobre o conteúdo e a mídia utilizada.






Por Fabiano Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário