Duração: 5 aulas (50 minutos)
Público alvo: Alunos da 3ª série do E. M.
Professores Idealizadores: Fabiano Araujo e Hállisson Douglas.
Justificativa
Quando criança, sabemos ao certo o que queremos ser quando crescer: bailarina, jogador de futebol, médico, professor, advogado, pop star. Embora essas opções pareçam ser definitivas, o amadurecimento nos faz perceber que as fantasias da infância não nos levariam a lugar algum. Isso porque não associávamos a profissão como o todo, destacava apenas o positivo. O certo é que a pergunta “o que vou ser quando crescer” tem que ser respondida agora. E o que temos observado é que a nossa juventude está cada vez mais confusa quanto a profissão/área a se seguir. Pensando nessa problemática e também se preocupando com a qualidade dos profissionais vindouros, foi pensado nesse projeto o qual consiste em mostrar a realidade de cada profissão/área destacada pelos alunos.
Objetivos de aprendizagem
- Conscientizar-se para a importância da escolha da profissão a se seguir;
- Conhecer as principais profissões e suas áreas de atuação;
- Acordar para a realidade e expectativas de mercado;
- Saber o que é hipertexto e como associá-lo ao conteúdo.
Etapas das atividades
Apresentação do projeto;- Realização de um teste Vocacional;
- Definição do que é Hipertexto e como navegá-lo;
- Divisão da turma em grupos os quais apresentem a mesma afinidade quanto a um conteúdo (Áreas da saúde, humanas e exatas);
- Realização de pesquisas na Internet;
- Criação do hiperportifólio e arquivamento de seus documentos;
- Criação de hipertextos pelos grupos;
- Apresentação dos três melhores hipertextos, um de cada área, criados pelos alunos;
- Escolha do melhor trabalho para postagem no blog da escola.
Recursos Necessários
Multimídia
- Laboratório de Informática (Computador e Internet)
- Competências e conhecimentos prévios
- Saber utilizar editores de texto e suas ferramentas (Criar, salvar e buscar documentos); e
- Ter conhecimentos básicos de navegação.
Vídeos youtube
- http://www.youtube.com/watch?v=LbYgFi_lbic
- http://www.youtube.com/watch?v=G97R2zWfIGU
- http://www.youtube.com/watch?v=LJv8li7lDHk
Avaliação
Participação e desempenho efetivos na realização dos trabalhos; e Através de uma conversa informal sobre o conteúdo e a mídia utilizada.
Por Fabiano Araujo
Por Fabiano Araujo
Nenhum comentário:
Postar um comentário