quarta-feira, 27 de junho de 2012

Reunião NTE - 27 de junho

RETA FINAL !?!?!?! ...........

          ... a resposta é Não. Porém, os encaminhamentos finais já foram feitos. Infelizmente, o curso que teve início no dia 05 de maio deste e que estava previsto para terminar em junho, teve que ser prorrogado até o dia 03 de julho, isso devido a rotina da escola e alguns entraves os quais serão discutidos abaixo.
          Analisando todos os trabalhos feitos até o momento e as ações encaminhadas já posso dizer que, infelizmente, não chegamos a nossa meta de 100% de permanência e aprovação no curso. Dentre os 23 cursistas, dois já estão considerados reprovados, devido a ausência nos encontros presenciais (faltandoalém do permitido) e esse número pode aumentar caso haja falta de compromisso na postagem no restante das atividades.
          No curso "Elaboração de projetos", também do eproinfo, aprendi que alterações na estrutura/cronograma de um projeto não significa que o projeto foi mal planejado. O mesmo deve ser flexível tendo em vista alcançar mais facilmente seus objetivos e metas. Nossa turma, além da data de encerramento, sofreu algumas alterações nas datas dos encontros (todas devidamente alteradas no PTA). Coma as alterações as datas e encontros ocorreram da seguinte maneira:
         # 1º encontro (05 de maio) - 7:30 às 11:30;
         # 2º encontro (19 de maio) - 7:30 às 11:30;
         # 3º encontro (07 de junho) - 7:30 às 11:30;
         # 4º encontro (21 de junho) - 18:00 às 22:00;
         # 5º encontro (27 de junho) - 18:00 às 22:00.
          
          Um curso do eproinfo sempre colabora para a formação e um processode ensino mais qualificado. Como destaque do curso, cito: 
          - Maior participação dos professores nos LIEs (como aconteceu em experiências anteriores);
    - Um despertar para a utilização da web 2.0 (ferramentas caracterizadas pela construção do conhecimento pelo aluno);
          - Sensibilização para a importância de se trabalhar com Blogs;
          - Desmistificação quanto ao uso das TIC; e
          - "Quebra" da resistência que, infelizmente, alguns professores ainda apresentam.
       
        OBS.: Destaque também para a forma que os instrumentais do curso foram trabalhados dessa vez. Economiza tempo, espaço e possibilita uma maior organização

          O curso não foi caracterizado apenas por coisas positivas. Muitos entraves surgiram. Dentre eles:
          - A infinidade de atividades propostas aos cursistas. Acredito que as atividades não correspondiam a um curso de 40h;
          - Ausência do NTE nos encontros presenciais;
          - A falta de compromisso por alguns cursistas  (atividades e encontros presenciais);
          - Forma de avaliação. A forma com que os cursistas têm sido avaliados não tem me agradado muito. Primeiro porque só em participar dos encontros eles já garantem média 5,0. Com a autoavaliação podem garantir um 7,0 e já são aprovados já que a média é 6,0. Ou seja, as atividades de grande importância em um curso, chegama ser opcionais. E como garantir que o aprendizado realmente aconteceu? Não podemos nem interferir na autoavaliação.  
          Creio que uma análise na forma de avaliação, no número de atividades  (que ultrapassa ao curso de 100 horas)  e no apoio que o NTE tem dado se faz necessário.
           No mais fico feliz por mais uma vez encerrar um projeto, pois não gosto de deixar as coisas no meio do caminho. Com essa, já são oito formações que os professores de nossa escola receberam. São elas
1ª Turma - (Curso IED/2008) - 10 aprovados de 11;
2ª Turma - (Curso IED/2009) - 07 aprovados de 11;
3ª Turma - (Curso TIC/2009) - 14 aprovados de 20;
4ª Turma - (Curso IED/2010) - 19 aprovados de 19;
5ª Turma - (Curso IED/2010) - 17 aprovados de 17;
6ª Turma - (Curso EP /2011) - 21 aprovados de 22;
7ª Turma - (Curso TIC/2011) - 24 aprovados de 25;
8ª Turma - (Curso IED/2012) - 21 aprovados de 23. (aproximadamente)

Por Fabiano Araujo

MARIETA SANTOS E ENEM 2012

          A segunda semana de junho foi marcada pela preocupação e trabalhos na inscrição dos alunos no ENEM. Apesar da propagação que os meios tecnológicos tiveram, é incrível como existem, ainda, pessoas alheias a esses meios, ao ponto de não saberem realizar a inscrição em um ambiente. 
           Em multirão (LIE, Coordeção Pedagógica e Direção) foi possível chegar a marca de 97,3% dos alunos inscritos. Uma grande marca se olharmos que representa um número de 253 alunos entre 260.



Parabéns a todos os envolvidos!!!

Por Fabiano Araujo

RELATOS DO 1º ESTUDO

          Como citei em post anteriores, o projeto "Monitores do Lie Protagonizando e Redefinnindo o rumo da Escola no SPAECE" é constituído por etapas teóricas (de estudo) e prática (destinado as ações executadas pelos monitores como intrevenção). 
          Quarta-feira, 6 de junho aconteceu o nosso primiero momento de estudo que foi conduzido pela professora Rejane Silva, regente do Centro de Multimeios.
          Algumas informações importantes foram dadas aos alunos como: A importância do SPAECE para a escola; O que é SPAECE; O que são indicadores, descritores e distratores etc. Posso afirmar que os alunos sairam do encontro tendo uma outra visão sobre o SPAECE, confirmo porque senti neles a vontade de mudar.
          Abaixo, disponibilizo o slide apresentado no primeiro encontros e os registros em fotos:







Por Fabiano Araujo

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Apresentação do Projeto e preenchimento dos formulários

          Inicialmente o projeto foi apresentado aos professores, na Semana Pedagógica, para sugestões, análises e críticas. Feito isso procuramos os alunos para preenchimento dos formulários. Esses, consistiam em dois modelos. Um disponível de forma online e o outro, impresso em papel, para possíveis problemas com acesso a rede e/ou preenchimento em nossa extensão de matrícula, já que o acesso a Internet é bastante limitado.
         Abaixo insiro fotos dessa etapa. A partir das informações contidas nos questionários será feito um estudo e estratégias serão traçadas com e pelos monitores.
formulaŕio online
Questionário Impresso
Aplicação de Questionário online
          Embora ter sido esta, a primeira etapa realizada, ainda existem salas que não preencheram. O motivo é que esses mesmos, deveriam ser preenchidos de forma que não atrapalhassem a aula dos alunos. Para isso, pensamos em realizar essa etapa em momentos em que o professor, por motivo justo, tinha que se ausentar da escola.

Por Fabiano Araujo

Um pouco mais sobre o Projeto: Monitores do LIE...

          O projeto "Monitores do LIE, protagonizando e Redefinindo o rumo da escola no SPAECE tem como objetivo principal: A melhoria da Escola nos índices do SPAECE (Avaliação Externa).
          Trata-se de uma sequência de atividades que visam trabalhar a deficiência apresentada por nossos alunos quanto a interpretação de questões e aplicação de cálculos matemáticos indispensáveis em seu dia a dia. Para isso, teremos como estratégia a formação de alunos monitores os quais passarão por um período de formação incluindo teoria e prática. A ideia é selecionar 16 alunos, entre as turmas de 3ª série do Ensino Médio para desempenharem, junto as turmas de 1ª e 2ª séries, a função de aluno mediador. Na etapa teórica os alunos selecionados para monitoria estudarão meios de aplicação de alguns jogos e softwares educativos encontrados em nossos computadores, além de informações sobre o que é o SPAECE, para que serve, qual a sistemática de avaliação e sua importância para o aluno. Depois do estudo teórico os alunos monitores deverão estar preparados para desempenharem tarefas, frente as turmas. As atividades terão como foco o aluno como protagonista do processo de ensino aprendizagem nas suas duas etapas. Acredita-se que de nada adiantarão as novas tecnologias se as metodologias forem as mesmas. É preciso promover atividades onde o aluno construa seu conhecimento.
          Acreditando que a interação entre família e escola é muito importante para o sucesso do processo de ensino aprendizagem , esses mesmos monitores promoverão reunião com os pais para sensibilização e repasse de informações aprendidas sobre o SPAECE.
          Espera-se que essa estratégia colabore para a revalorização do saber e para uma melhor compreensão dos pais quanto as dificuldades e os empecilhos que existem no processo de ensinar e aprender, tornando- os mais aptos a colaborar.

Imagem: http://www.ppgpatologiaufpe.com/projetos-de-pesquisa.html

MONITORES DO LIE PROTAGONIZANDO E REDEFININDO O RUMO DA ESCOLA NO SPAECE

http://delavidaysusdemonios.blogspot.com.br/2009/
06/dia-dieciseis-liderazgo-o-protagonismo.html

          No ano passado a CREDE 03, por meio da SEDUC, lançou edital para concursos de projetos que visassem fortalecer os trabalhos para melhoria nos índices do SPAECE. Nós resolvemos participar com a proposta: Monitores do LIE, protagonizando e redefinindo o rumo da Escola no SPAECE. Felizmente fomos selecionados e contemplados com o valor de 3000,00 reais para utilizar em equipamentos para o LIE (Laboratório de Informática Educativa).
          A comissão de licitação do (a) Escola de Ensino Fundamental e Médio Professora Marieta Santos divulgou carta-convite para a Aquisição de Material de Consumo e Permanente para o Projeto Chamada Pública dos Projetos Escolares. Para ver a chamada pública na íntegra, CLIQUE AQUI ou visite a página principal do site na seção: SERVIÇOS > EDITAIS, SELEÇÕES E CONCURSOS.

Por Fabiano Araujo

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Cursos EPROINFO

A Secretaria de Educação a Distância, em 2007, no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE, elaborou revisão do Programa Nacional de Informática na Educação - ProInfo.
Essa nova versão do Programa, instituído pelo Decreto nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007, intitula-se Programa Nacional de Tecnologia Educacional - ProInfo e postula a integração e articulação de três componentes:
a. a instalação de ambientes tecnológicos nas escolas (laboratórios de informática com computadores, impressoras e outros equipamentos e acesso à Internet banda larga);
b. a formação continuada dos professores e outros agentes educacionais para o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC);
c. a disponibilização de conteúdos e recursos educacionais multimídia e digitais, soluções e sistemas de informação disponibilizados pela SEED/MEC nos próprios computadores, por meio do Portal do Professor, da TV/DVD Escola etc.
Nesse contexto, surge o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional - ProInfo Integrado que congrega um conjunto de processos formativos, dentre eles o curso Introdução à Educação Digital (40h), o curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC (100h) e o curso Elaboração de Projetos.
O objetivo central desse Programa é a inserção de tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas escolas públicas brasileiras, visando principalmente:
a. promover a inclusão digital dos professores e gestores escolares das escolas de educação básica e comunidade escolar em geral;
b. dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem com vistas à melhoria da qualidade da educação básica.
      Acreditando na eficiência que esses cursos têm e na sua importância para a nossa escola, iniciamos, nesse mês de maio, uma turma com 23 cursistas para o curso IED (Introdução a Educação Digital). Com essa, totalizamos 9 turmas desses cursos ofertados pelo MEC. São mais de 100 professores formados.

A apostila dos curso está disponível em pdf, para download no portal do professor
Fotos 3º encontro:











Por Fabiano Araujo

segunda-feira, 11 de junho de 2012

LIE e a proteção aos tempos pedagógicos da Escola


        A escola tem um papel fundamental em nossa vidas, por se mostrar um local que objetiva a preparação da pessoas críticas e autônomas, capazes de se adequarem às novas demandas e exigências sociais. Visando tal objetivo, alguns recursos materiais são necessários e, também, humanos (Professores Coordenadores do LIE), todos atuando no âmbito pedagógico construcionista, que consiste em propiciar momentos pedagógicos através da criação de ambientes de aprendizagem nos quais o aluno constrói o seu conhecimento e tem o controle do processo dessa construção.
        Dentre as diversas formas de se alcançar esse objetivo destacam-se: Pesquisas coletivas, individuais, elaboração de slides e vídeos para apresentação, participação no thinkquest, salas de bate-papo, documentos colaborativos, dentre outros.
        Somasse a essa visão a necessidade de se ofertar nos tempos ociosos dos alunos, ocasionados pela falta, por razões claras, de um professor. Diante do exposto, nós que integramos o LIE, pensamos em uma ação intitulada “LIE e a proteção aos tempos pedagógicos da Escola”, que consiste em um conjunto de ações a serem desenvolvidas com os alunos de nossa escola, quando os mesmos se encontrarem em situações onde seus professores se encontrem em formações pela CREDE, reuniões do PDT, enfim....

Mais informações:
        liemsantos@gmail.com


Por Fabiano Araujo

Projeto Professor Conectado


     
       Demorei alguns anos, mas aprendi que minha função frente ao laboratório de Informática, como professor Coordenador, não se refere a planejar e executar projetos em sala de aula e sim, dar suporte aos nossos colegas professores. Pensando nisso, foi elaborado um projeto para ser executado durante o ano de 2012 e traz como título. Professor Conectado.
        Consiste em apresentar algumas ferramentas interessantes para os professores a fim de colaborar com suas aulas. Para facilitar essa atividade, foi criado uma tabela mensal. No primeiro mês o professor trabalharia um projeto no thinkquest; Segundo mês, Banco Internacional de Objetos Educacionais e assim sucessivamente até utilizar outras ferramentas como: RIVED, WebQuest; HotPotatoes; TV Escola; Material off (disponível nos LIEs); e o Portal do professor.
        Essa Tabela não tem como intuito, cobrar o professor pela atividade. Longe, querer pressionar para a utilização dessas ferramentas. A mesma surgiu da necessidade de nos cobrar (professores coordenadores do LIE), servindo de controle para sabermos a quem e como estamos atingindo.

Mais informações sobre o projeto:

Por Fabiano Araujo

DIA A DIA

       O que aparenta ser falta de atividades reflete um sentido totalmente contrário. Falo isso porque ao não postar nossas atividades e projetos realizados durante o percurso, até parece que nada é feito. E na verdade, a falta de postagem é justamente o excesso de atribuições corriqueiras que carregamos no dia a dia. 

       nÃO Quero, através desse post, JUSTIFICAR-ME, mas sim, comprometer-me em publicar informações sobre:


       1 - O projeto Professor Conectado;


       2 – LIE e a proteção aos espaços pedagógicos da Escola;

       3 – Curso IED-2012

     4 – Monitores do LIE protagonizando e redefinindo o rumo da escola no SPAECE.

       5 – Inscrições do ENEM 2012.


...e mais algum que eu lembrar.

Imagem: http://diario-de-paul.blogspot.com.br/


Por Fabiano Araujo