... a resposta é Não. Porém, os encaminhamentos finais já foram feitos. Infelizmente, o curso que teve início no dia 05 de maio deste e que estava previsto para terminar em junho, teve que ser prorrogado até o dia 03 de julho, isso devido a rotina da escola e alguns entraves os quais serão discutidos abaixo.
Analisando todos os trabalhos feitos até o momento e as ações encaminhadas já posso dizer que, infelizmente, não chegamos a nossa meta de 100% de permanência e aprovação no curso. Dentre os 23 cursistas, dois já estão considerados reprovados, devido a ausência nos encontros presenciais (faltandoalém do permitido) e esse número pode aumentar caso haja falta de compromisso na postagem no restante das atividades.
No curso "Elaboração de projetos", também do eproinfo, aprendi que alterações na estrutura/cronograma de um projeto não significa que o projeto foi mal planejado. O mesmo deve ser flexível tendo em vista alcançar mais facilmente seus objetivos e metas. Nossa turma, além da data de encerramento, sofreu algumas alterações nas datas dos encontros (todas devidamente alteradas no PTA). Coma as alterações as datas e encontros ocorreram da seguinte maneira:
# 1º encontro (05 de maio) - 7:30 às 11:30;
# 2º encontro (19 de maio) - 7:30 às 11:30;
# 3º encontro (07 de junho) - 7:30 às 11:30;
# 4º encontro (21 de junho) - 18:00 às 22:00;
# 5º encontro (27 de junho) - 18:00 às 22:00.
Um curso do eproinfo sempre colabora para a formação e um processode ensino mais qualificado. Como destaque do curso, cito:
- Maior participação dos professores nos LIEs (como aconteceu em experiências anteriores);
- Um despertar para a utilização da web 2.0 (ferramentas caracterizadas pela construção do conhecimento pelo aluno);
- Sensibilização para a importância de se trabalhar com Blogs;
- Desmistificação quanto ao uso das TIC; e
- "Quebra" da resistência que, infelizmente, alguns professores ainda apresentam.
OBS.: Destaque também para a forma que os instrumentais do curso foram trabalhados dessa vez. Economiza tempo, espaço e possibilita uma maior organização
O curso não foi caracterizado apenas por coisas positivas. Muitos entraves surgiram. Dentre eles:
- A infinidade de atividades propostas aos cursistas. Acredito que as atividades não correspondiam a um curso de 40h;
- Ausência do NTE nos encontros presenciais;
- A falta de compromisso por alguns cursistas (atividades e encontros presenciais);
- Forma de avaliação. A forma com que os cursistas têm sido avaliados não tem me agradado muito. Primeiro porque só em participar dos encontros eles já garantem média 5,0. Com a autoavaliação podem garantir um 7,0 e já são aprovados já que a média é 6,0. Ou seja, as atividades de grande importância em um curso, chegama ser opcionais. E como garantir que o aprendizado realmente aconteceu? Não podemos nem interferir na autoavaliação.
Creio que uma análise na forma de avaliação, no número de atividades (que ultrapassa ao curso de 100 horas) e no apoio que o NTE tem dado se faz necessário.
No mais fico feliz por mais uma vez encerrar um projeto, pois não gosto de deixar as coisas no meio do caminho. Com essa, já são oito formações que os professores de nossa escola receberam. São elas
1ª Turma - (Curso IED/2008) - 10 aprovados de 11;
2ª Turma - (Curso IED/2009) - 07 aprovados de 11;
3ª Turma - (Curso TIC/2009) - 14 aprovados de 20;
4ª Turma - (Curso IED/2010) - 19 aprovados de 19;
5ª Turma - (Curso IED/2010) - 17 aprovados de 17;
6ª Turma - (Curso EP /2011) - 21 aprovados de 22;
7ª Turma - (Curso TIC/2011) - 24 aprovados de 25;
8ª Turma - (Curso IED/2012) - 21 aprovados de 23. (aproximadamente)
Por Fabiano Araujo
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